quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Desafiadora sedução chegar a Muxía o verdadeiro fim do mundo




No dia 26 de agosto deste ano, o Professor Arnaldo Farias, editor chefe da "Nóis na Fita A TV" juntamente com o Fernando Braga, diretor comercial da Bike Line Brasil, pedalaram de Santiago de Compostela a Muxía, um dos dois destino "del fin del mundo", já que a cidade mais conhecida pelo peregrino é Finisterre, cidades costeiras separadas uma da outra por 35 quilômetros.


"Depois de haver pedalado em 11 etapas, os 832 km e mais de 16.600 metros de elevação acumulada pelo Caminho do Norte de Bilbao no País Basco a Finisterre na Galícia, não resisti ao convite do Fernando para pedalar pelas trilhas oficiais do Caminho até Muxía, que juntamente com Finisterre, são os destinos finais dos bikegrinos ou peregrinos a pé, para darem como concluído o percurso de peregrinação, que pode ser iniciado em muitas partes da Europa" - inicia a conversa o Professor Arnaldo.


"Mesmo por trilhas e single tracks, quando se chega a Concurbión há que se decidir entre Finisterre ou Muxía para chegar de bike à "Costa da Morte" ou "El fin del Mundo". Então, como eu já havia só neste ano concluído por duas vezes o Caminho até Finisterre, desta vez escolhi sem pestanejar Muxía, para ter uma ideia bem clara se os últimos 30 quilômetros até o litoral não teriam muitas diferenças.


"E não é que tinham, e muitas. De Corcubión a Finisterra logo se avista o mar e se chega até o Farol margeando belas praias. No entanto para se chegar a Muxía é um sobe e desce danado sem parar e não se vê o mar até ir bater na praia nos dois quilômetros finais do pedal chagando aos incríveis 2.000 metros de elevação nos 92 km de percurso, um desafio sedutor mesmo!

Mesmo assim,  vale muito a pena pedalar até Muxía, pois as trilhas são de uma beleza incrível e mesmo até  os single tracks mais técnicos dá para ser feito sem "por o pé no chão", desde que se tenha uma certa habilidade em conduzir nossa amada bike por tais trechos.


Finalizando, confesso que foi uma emoção nova chegar ao Fim do mundo, pois Muxía tem outras peculiaridades, inclusive o farol é lindo, uma razão a mais para os bikegrinos também elegerem esta localidade como ponto final de peregrinação.

E não se esqueçam: quaisquer dos Caminhos a Santiago de Compostela ou ao fim do Mundo, é com a Bike Line Brasil!!!